Chegou o grande dia da festa de aniversário e esse dia merece ser celebrado com muita alegria, junto aos familiares e amigos. Vocês, papai e mamãe, começaram a sonhar com esse dia e pensaram em tudo: o melhor salão de festas, a decoração mais linda, o buffet mais delicioso com as melhores guloseimas, muitos brinquedos, animação para as crianças, o melhor fotógrafo infantil.. a lista é enorme!
Chega a semana do aniversário tão sonhado e a ansiedade toma conta:
Será que vai dar tudo certo? Será que não falta nada?
Será que todos os convidados virão?Será que vai chover?
Aí começam as ligações e mensagens aos fornecedores para confirmar horários e para saber se está tudo de acordo com o planejado. Ao mesmo tempo que cuida dos preparativos da festa, vocês cuidam de seu filho e acabam deixando essa ansiedade chegar até ele. Corre daqui, confirma dalí.
E então chega o grande dia! Um dia corrido e cheio de afazeres extras. Faltam horas para dar conta de tudo. Maquiagem, unha, cabelo, roupa da mamãe, preparar tudo para o dia atípico, acelerar o papai e quando vocês percebem, falta uma hora para o inicio do aniversário, e agora?!?! Mais ansiedade e nervosismo tomam conta de vocês e isso deixa seu pequeno assustado, sem que vocês percebam. Vocês chegam minutos antes do início da festa, mal dá pra olhar como ficou linda a decoração e seus convidados começam a chegar. Vocês não conseguem fazer as fotos em família na mesa do bolo com calma e curtindo o momento, sem muita gente, sem muito barulho. Seu filho, angustiado e assustado, começa a ver um monte de gente estranha querendo pegar, abraçar, beijar e em um instante, cai no choro. Durante quase toda a festa, ele não interage como de costume. Não aceita nenhuma brincadeira, só quer ficar no colo dos pais, da vovó ou do vovô e nada mais. As fotos na mesa do bolo são um desastre, nenhuma sorrindo, todas com semblante assustado ou chorando. Nenhuma foto com os convidados ou brincando. No decorrer da festa, ele vai se acalmando e se soltando, mas dai já é a hora do parabéns. Quando tudo estava ficando tranquilo, volta o medo. Ele volta a ser o centro das atenções e está assustado. Quando os convidados começam a cantar em voz alta, seu filho começa a chorar na hora do parabéns e tudo fica uma grande frustração. A família fica incomodada, vocês se sentem culpados, sem compreender o motivo dele ter ficado assim, já que ele é tão risonho e cheio de gracinhas. Alguns convidados olham de forma agressiva ou com repreensão, vocês se sentem péssimos pela forma que tudo que aconteceu.
Não se desesperem! Criança chorar na festinha de aniversário é super normal. É tudo novo pra ele também, muitas pessoas ao mesmo tempo, algo que pode ser incomum no cotidiano da criança. Vocês devem, ao primeiro choro do seu filho, acalma-lo e acolhê-lo. Vocês são o porto seguro dele e é isso que vai dar paz a ele!
Vamos deixar algumas dicas de como lidar e aliviar o medo dos pequenos nesse momento:
-NÃO DEIXEM NADA PARA ÚLTIMA HORA: pensem e organizem a festa com antecedência, assim vocês driblam o estresse. -Levem seu filho ao local da festa antes do dia do aniversário. Dessa forma, ele vai se familiarizar com o novo ambiente. -Se o aniversariante já é maiorzinho, conversem com ele e façam a festa com o tema que ele mais ama. Isso vai deixá-lo bem mais a vontade e feliz. -NÃO COLOQUEM ROUPAS DESCONFORTÁVEIS NA CRIANÇA. Se há um figurino que combine com tema da festa, use-o apenas para as fotos iniciais na mesa decorativa e com a família, depois apenas na hora do parabéns. Durante a festa, usem roupas confortáveis e leves para ele se divertir e não se sentir incomodado. -Façam a festa em horários compatíveis com a rotina do seu filho. Procure fazer fora do horário da soneca. -Se a criança não tem costume com um ambiente cheio, muito barulho e está acostumado a conviver apenas com a família, mude a rotina na semana da festa: saiam mais, levem-o para lugares com mais movimento, aumentem a interação com outras pessoas, assim ele ficará mais ambientado com a movimentação. -Se for época de vacinação, planejem para não coincidir com as vésperas ou o dia da festa. -Se mesmo assim, a criança chorar com algum convidado ou na hora do parabéns, não insistam, acalmem o filho de vocês. Depois voltem aos poucos, para que ele se sinta confiante com a situação.
Lembrem-se, tudo isso é novo para o aniversariante! Muitas pessoas, som alto, um lugar desconhecido, muitas cores, luzes e enfeites. Acolham o filho de vocês e mostrem que ele está seguro e que é um momento alegre totalmente dedicado a ele! Assim vocês vão curtir a festa e terão ótimas lembranças desse dia maravilhoso!